ESCREVER E ESPERANÇAR… VERBOS QUE COMBINAM? A ABORDAGEM METODOLÓGICA E O ENSINO DE REDAÇÃO

Por: Katia Cristina Schuhmann Zilio

A escritura de um texto sempre demanda reflexão, repertório e técnica, por isso o Colégio Maria Imaculada valoriza a aprendizagem da leitura e da escrita desde muito cedo.


Os resultados obtidos a cada ano nas avaliações das redações do ENEM são reflexo de um trabalho realizado desde o ensino fundamental. Nesse período, os estudantes são desafiados a ampliar o seu dizer e organizá-lo de forma coerente e investigativo.


Já no Ensino Médio, todas as disciplinas colaboram para a formação de repertórios de leituras que auxiliam a argumentação. O esforço das aulas de redação repercute no trabalho já realizado anteriormente que, ampliado, possibilita novos olhares para o texto. Desde a primeira série do Ensino Médio há duas aulas de redação por semana que objetivam fortalecer os vínculos com a escrita em diferentes propostas de textos e gêneros.


Na segunda série do Ensino Médio, os estudantes são encorajados a escrever e publicar um livro, essa estratégia possibilita acreditar em si mesmo e conceber o texto como um processo criativo a partir das leituras realizadas.


Na terceira série, as aulas de redação se intensificam focadas na estrutura do texto argumentativo com treinos de argumentação oral e escrito realizados em, pelo menos, uma redação por semana. Os textos produzidos são corrigidos e passam por revisão da professora e do próprio estudante nos atendimentos individuais que são realizados na biblioteca a fim de assegurar a aprendizagem significativa e voltada às particularidades individuais. Além disso, há, periodicamente, análises de redações nota mil, considerando a estrutura, o repertório utilizado e a argumentação.


O diálogo constante, as atividades interdisciplinares e as correções individuais fortalecem vínculos e ampliam o dizer do aluno que, desafiado, procura escrever e reescrever compreendendo o processo e se responsabilizando pelo seu aprendizado.


Cada estudante acompanha sua trajetória pelo portfólio que vai compondo com as redações feitas a cada semana, as correções e interferências no texto e as reescritas ficam registradas para que ele próprio possa mensurar o seu crescimento.


As notas acima de 800 pontos indicam que estamos realizando um bom trabalho. Em 2022, na redação do ENEM alcançamos 920; em 2023, 940. Seguimos tentando a nota mil, mas acima dela, seguimos trabalhando para que os estudantes tenham o que dizer, para quem dizer num texto estruturado e escrito que caracteriza o processo de autoria no qual acreditamos.