No Ensino Fundamental Anos Iniciais, a construção do conhecimento acontece de maneira contínua, levando em consideração as experiências vividas na Educação Infantil, onde são ampliados os direitos de aprendizagem e os processos cognitivos e socioemocionais necessários para a formação integral. Assim, durante esses anos ampliam-se não só as práticas da linguagem, experiência estética e intelectual, bem como a autonomia, curiosidade, responsabilidade e o protagonismo, possibilitando o estudante a lidar com conceitos mais complexos e amplos no que diz respeito a si, ao outro, à natureza, à história e à cultura com as tecnologias e o ambiente.
Com proposta educativa que envolve os diferentes saberes, os Anos Iniciais do Colégio Maria Imaculada prezam pela ampliação dos conhecimentos, trazendo o aluno como protagonista de sua própria aprendizagem.
Acreditamos que um projeto educacional de excelência, bem como a formação integral do aluno se dá na parceria entre escola e família.
Assim, o Ensino Fundamental Anos Iniciais do Maria Imaculada acredita que a participação dos familiares na formação dos alunos é essencial para seu crescimento e desenvolvimento. Visto isso, nossa instituição inclui momentos e ações que pedem a participação de pais/responsáveis, para que juntos, possamos efetivar os direitos de aprendizagem dos estudantes a fim de contribuir para a formação de pessoas competentes, críticas e reflexivas.
Favorece a interação e o respeito às diferentes religiões
Currículo que permite a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade
A partir de temas específicos para cada faixa etária
Saídas monitoradas que ampliam a visão do mundo
Instituição Católica, fundamentada no carisma de Santa Emilie de Villeneuve, que tem como centro Jesus Salvador.
Assumindo os princípios evangélicos como norteadores de sua identidade e ação, não com intuito doutrinário ou catequético, mas sim com uma visão antropológica holística, cujo objetivo é a formação humana, científica, filosófica, cultural e religiosa de crianças, adolescentes e jovens.”
A Rede Azul de Educação, da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, inspirada no carisma de Santa Emilie de Villeneuve, centrada nos valores cristãos, assume como sua missão a formação de comunidades educativas aprendentes, comprometidas com a defesa da vida e da dignidade humana.