O projeto
Escrever na escola sempre foi um desafio. Colaborar com a escrita autoral, então, é mais do que
isso, inclui criatividade, leitura, organização e muito trabalho. O Colégio Maria Imaculada entende
a importância de ações que incentivem a escrita criativa, a construção de repertório cultural e a
formação de um sujeito leitor/autor, por isso a autoria é incentivada e possibilitada em vários
projetos e um deles é este: Livro de contos.
Apresentar o Projeto Autoria na escola: livro de contos- envolve repensar a lógica da produção
de texto e trabalhar no âmbito do desejo de ler textos para construir repertório narrativo, a fim
de discutir para além dos conceitos dos elementos da narrativa.
Isso não é tarefa fácil para muitos estudantes que, muitas vezes, não têm o hábito de leitura
consolidado. A oferta de leituras interessantes, a discussão, o conto e reconto de crônicas e
contos, a análise de textos e a compreensão dos elementos que compõe uma boa história são
fundamentais nesse processo.
Somos história e podemos contar histórias nossas que nascem de outras, vividas, ouvidas,
lidas… Esse percurso possibilita o retomar leituras de obras clássicas, apresentando ao
adolescente narrativas interessantes e envolventes que contribuem para a formação leitora.
Ao escrever, muitos fios são tecidos e a ideia de autoria vai se tornando uma realidade. O texto
nasce, não imediatamente, mas aos poucos, devagar, nascendo e renascendo em angústias e
alegrias de quem faz algo vivo surgir.
O título “Das verdades e mentiras que se quer contar” nasceu em 2017, quando do início do
projeto e simboliza a ideia de conto e reconto de verdades, muitas vezes baseadas em histórias
vividas e mentiras que usam repertório e criatividade. A cada ano lançamos um livro, por isso
este é o volume VII. No princípio, somente em formato de e-book, hospedado no site da escola
e desde 2022, ainda digital, mas também no formato impresso.
Ao longo da criação muitas outras histórias são deixadas pelo caminho, as mudanças de rumo
do texto incluem o revisitar de histórias que podem ajudar a compor aspectos mais difíceis da
narrativa. Trocar ideias, corrigir, desistir, voltar, retomar, faz parte do processo de criação que
pulsa e está pulsando durante dois meses nas aulas de redação. A correção gramatical é
partilhada com os alunos que se responsabilizam pelo dizer de sua história e isso é que vale todo
o processo e é lindo!
O resultado está presente nas páginas seguintes, muito amor, suspense, alegrias e tristezas em
narrativas escritas e possibilitadas no PROJETO AUTORIA do COLÉGIO MARIA IMACULADA.
Katia Zilio (professora de redação)